Economia
Licenciatura em Economia
Diretoras do programa: Mónica Meireles (IBS) e Fátima Suleman (ECSH)
Caixa Geral de Depósitos patrocina o prémio
do melhor aluno da Licenciatura em Economia
A Licenciatura em Economia do Iscte orienta-se para formar economistas com capacidade de liderança no pensamento e na acção num mundo globalizado em constante mudança. A formação distingue-se pelo rigor e realismo na análise económica, enfatiza os valores da autonomia individual e do trabalho em equipa, e incentiva à responsabilidade ética e ao espírito crítico.
A Licenciatura está alicerçada nas áreas fundamentais da Microeconomia e Macroeconomia. Estas são complementadas por áreas específicas como Economia Internacional, Economia do Ambiente, Finanças Públicas, Economia Monetária e Financeira, Políticas de Desenvolvimento, Competitividade e Coesão, Economia do Trabalho e dos Recursos Humanos, Inovação e Globalização, entre outras. Acresce ainda um leque relevante de unidades curriculares optativas que beneficiam de abordagens aplicadas e multidisciplinares assentes nas Ciências da Gestão, Ciências Sociais e Métodos Quantitativos. As unidades curriculares optativas beneficiam da pesquisa científica desenvolvida pelos docentes em centros de investigação nacionais e internacionais, muitas vezes em contexto de desafios de política pública e de estratégia produtiva.
As práticas pedagógicas visam desenvolver competências pessoais e transversais com o objectivo de preparar os futuros licenciados para uma plena integração no mercado de trabalho. É dada particular atenção às capacidades de desenhar e implementar projectos em equipa, de realizar reflexão e pesquisa individual, de resolver problemas e lidar com situações complexas, de comunicar oralmente e por escrito, de estabelecer redes de contactos e desenvolver sensibilidade internacional. A licenciatura em Economia visa igualmente desenvolver competências linguísticas, oferecendo certas unidades curriculares, obrigatórias e optativas, em inglês e privilegiando suportes didácticos e referências bibliográficas essencialmente em inglês.
Entrou em vigor em Portugal o Estatuto do Estudante Internacional para o ensino superior (Decreto de Lei n.º 36/2014). Este Estatuto concede aos estudantes estrangeiros (não pertencentes à União Europeia nem aos Países Lusófonos) um número específico de vagas e de condições de acesso. A introdução deste Estatuto possibilita, por exemplo, a candidatura directa à Licenciatura em Economia.
A ISCTE Business School disponibiliza aos seus alunos várias formações de competências humanas:
Ambiente de Proximidade Docente-Aluno
O ambiente de grande proximidade entre os alunos e os docentes consubstancia-se em práticas colegiais de gestão da experiência de aprendizagem, no apoio intenso ao núcleo de alunos de economia, na existência de um horário semanal de atendimento aos alunos, na disponibilização de um contacto permanente via e-mail e numa estreita ligação com os antigos alunos ao longo da vida profissional.
Com exceção de algumas disciplinas do primeiro ano, todas as turmas estão organizadas em aulas teórico-práticas, aumentando o contacto de cada professor com os seus alunos e assegurando que cada turma tenha um número de alunos que favoreça a melhor aprendizagem das matérias.
Formações Temáticas
A Iscte Business School promove um vasto leque acções extra-curriculares no sentido de preparar os estudantes para a inserção no mercado de trabalho.
Algumas oficinas e formações temáticas são também promovidas ao longo do ano lectivo, designadamente sessões para construir CVs e Cartas de Apresentação, sessões de preparação para Entrevista, Testes Psicotécnicos, Dinâmicas de Grupo.
A Iscte Business School tem ainda parcerias empresariais para os seus programas que podem ser consultadas com mais detalhe.
Objetivos
- Proporcionar aos estudantes compreensão teórica e empírica, competências analíticas e técnicas, bem como capacidades interactivas e críticas na área de Economia;
- Proporcionar sólido conhecimento científico, actualizado ao nível conceptual e instrumental;
- Construir um ponto de partida que permita autonomia na aprendizagem ao longo da vida;
- Proporcionar competências transversais que permitam uma adaptação efectiva a um mundo em mudança e uma elevada empregabilidade num amplo leque de escolhas profissionais;
- Valorizar a participação e criar uma capacidade de comunicação em contextos interdisciplinares que facilite a inserção em equipas diversificadas em ambientes nacionais e internacionais;
- Adquirir uma visão integrada do fenómeno económico que capacite para desempenhos de elevada qualidade em vários níveis hierárquicos e em diferentes funções;
- Proporcionar uma forte base deontológica centrada nos valores da responsabilidade e sustentabilidade para uma plena inserção profissional e cidadã.
Para mais informações sobre os objetivos do programa >
Decisão: Acreditado
Número de Anos de Acreditação: 6
Data da Publicação: 13-02-2015
Registo DGES
Número de registo: R/A-Ef 1028/2011
Registo inicial R/A-Ef 1028/2011 de 18-03-2011
Data de registo: 18-03-2011